Tempo de leitura: 3 minutos

Com cargas tão grandes de trabalho e/ou estudo, muitas vezes, quando é necessário foco e concentração em determinada atividade, o cérebro já está cansado e torna-se claramente desafiante.

É muito comum forçarmos a concentração ao longo de um dia inteiro de trabalho. Mas é necessário perceber que o cérebro não está preparado para trabalhar horas seguidas sem pausas.

Muitas pessoas pensam que quanto mais fizerem ou produzirem, de forma seguida, mais tempo poupam e mais produtivos são, e isto não podia ser mais errado.

É possível produzir mais, com maior foco se houver mais pausas. 

O método de Pomodoro, consiste precisamente em estudar ou trabalhar 20 minutos e descansar 5. Está provado que desta forma o ser humano é capaz de se concentrar melhor e ser mais produtivo naquilo que tem que fazer.

Aromaterapia no foco e concentração

É certo e sabido que os Óleos Essenciais têm propriedades terapêuticas que auxiliam nas mais variadas situações e necessidades do dia a dia.

O foco e concentração é mais uma.

Existem Óleos Essenciais que ajudam nesta situação, uma vez que atuam no organismo de forma a oxigenar o sangue e, consequentemente, o cérebro.

O Óleo Essencial de Alecrim com cineol (Rosmarinus Officinalis cineoliferum), por exemplo, é o óleo de excelência no que diz respeito ao foco e à concentração.

Não é à toa que ele é considerado o “Óleo dos Estudantes”. Existem, inclusive, estudos e resultados excelentes neste sentido.

Ele é um Óleo que além de elevar a positividade, é considerado um tónico cerebral, ou seja, vai ajudar a melhorar o foco, a concentração e a memória. porque vai ativar a micro-circulação e a oxigenação celular.

No entanto há alguns cuidados a ter perante o Óleo de Alecrim.

Este óleo deve evitar usar-se no caso de haver crianças muito pequeninas, pessoas asmáticas, ou com tensão alta na mesma divisão, já que ele é um óleo que também eleva a pressão sanguínea.

Se não for possível utilizar este óleo, devido a alguma destas restrições, é possível optar por outros, como:

Óleo Essencial de Hortelã-pimenta (mentha piperita) –  Excelente no que diz respeito a elevar o humor e o foco. É um óleo estimulante, com propriedades tonificantes, e um excelente neurotónico, deixando o cérebro em estado de alerta.

O óleo essencial de hortelã-pimenta deve evitar-se com crianças com menos de 3 anos, grávidas, asmáticas ou pessoas epilépticas, essencialmente.

Óleo Essencial de Limão (Citrus limon) – Muito utilizado para o foco, neste caso mais indicado para crianças pequenas ou pessoas que não possam usar nenhum dos anteriores.

É um óleo citrico extraido da casca do limão e promove muito a boa disposição e a vontade de fazer o que estamos a fazer. 

Óleo Essencial Vetiver (Vetiveria zizanoides) – Um excelente óleo que ajuda ao enraizamento e a assentar bem os ‘pés na terra’, como se costuma dizer. É um óleo que ajuda a que a mente não divague tanto, sendo também uma excelente opção para crianças.

Estes são alguns dos óleos essenciais que mais ajudam no foco e concentração.

Idealmente devem ser usados através de inalação, pois esta é a forma mais rápida, simples e segura de se usufruir das suas propriedades.

Partilha este artigo com alguém a quem esta informação possa ajudar.

Deixe um comentário